Novas regras para aposentadoria


Novas regras para aposentadoria

A Medida Provisória 676 trouxe consigo alterações para o cálculo de aposentadoria. A nova fórmula funciona por um sistema de pontos, onde deverá totalizar 85 pontos para as mulheres e 95 pontos para homens, esse total diz respeito à idade somada com o tempo de contribuição.

Conforme mencionado a fórmula atual é de 85 para mulheres e 95 para homens, porém essa soma será elevada gradativamente até chegar nos 90 para mulheres e 100 para homens.

O primeiro aumento previsto é para janeiro de 2017, onde será alterado para 86 e 95, tal fórmula ganhará um ponto a mais de dois em dois anos até atingir a meta.

A justificativa que a Presidenta Dilma usa para esse aumento é o crescimento na expectativa de vida, o que com o passar do tempo poderia ocasionar a quebra da Previdência.

O fator previdenciário continua em vigor normalmente, pois teoricamente ele tem como objetivo evitar aposentadorias precoces, o mesmo leva em conta a expectativa de vida do contribuinte, sua idade e tempo de contribuição.

Como é um assunto que atinge diretamente os contribuintes, é importante se informar sobre o assunto e acompanhar as atualizações, assim garantimos nosso direito e o acesso a informação.